segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Enquanto você dorme (Mientras Duermes)


Embora não tenha cenas fortes (quer dizer, tem uma sim...), aquelas típicas de filmes de terror, esse é um filme que assusta, e bastante. Gostei muito das atuações e, apesar do tema ser difícil, achei que foi um filme bem feito.


César
A história se passa num condomínio e de como o porteiro / zelador chamado César tem o domínio das informações dos moradores e como ele pode manipulá-las a seu favor. Ele é obcecado por Clara, uma moradora jovem e alegre, que será sua vítima. César sabe seus horários, sabe quem escreve para ela, conhece seu humor e os acontecimentos que a afetam, ah, e tem as chaves de todos os apartamentos...

Clara
César inicia o filme dizendo que não é feliz, nunca foi feliz. Diz que todos os dias se empenha para buscar alguma razão para continuar vivendo e todos os dias olha do telhado do prédio para a rua, como quem quisesse se jogar. Sua confidente é sua mãe que está acamada num hospital e não fala, ou parece não querer falar, e se esforça em olhar para ele e ouve tudo... Para ela, ele diz que se esforçará em "tirar o sorriso" de Clara... Medo.


Ele escreve cartas, envia e-mails e torpedos e dorme com Clara todos os dias sem que ela sequer desconfie.

César tem tudo arquitetado para, ao mesmo tempo em que quer afetar Clara, manter-se perto dela e se passar por alguém amigo e bondoso, acima de qualquer suspeita, e assim acontece. Até que as coisas começam a acontecer... e quando ele parece ser o principal suspeito, escapa incólume de qualquer olhar incriminador.

Acontecem muitas reviravoltas; a vizinha, que é uma adolescente, é uma ameaça para César, mas depois ela é facilmente reprimida; o namorado de Clara suspeita e tem um final trágico e Clara nada percebe. Dá muita angústia.

a vizinha que tudo sabe

O final é muito surpreendente! Posso dizer que ele consegue ser muito cruel, e de fato, consegue tirar qualquer sorriso de Clara, ele destrói a vida dela.

Um momento do filme que me chamou a atenção é quando César se despede da Sra. Verónica e é agressivamente sincero com ela sem ao menos perceber que aquilo a machucaria imensamente, e o faz com sorriso de soslaio. 

Não quero revelar mais nada do filme, apenas indico que assistam caso tenham nervos de aço.
É um filme que mostra o quanto somos vulneráveis para certos tipos de pessoas e o quanto nossas informações facilmente "vazam" e que em mãos maldosas podem causar desastres. Num mundo que impera a "publicização da vida" onde as informações circulam facilmente, onde somos filmados o tempo todo, onde postamos fotos e vídeos pessoais, onde tudo é registrado e arquivado, podemos nos tornar vítimas daqueles que queiram manipular tais informações.
Acho que o filme revela um pouco de um antigo desejo que às vezes sentimos de invadir a vida do outro, desrespeitando até certos limites como a privacidade e a intimidade alheia. Vide outros filmes que abordam esse mesmo tema (a de um observador intruso) como o Janela Indiscreta de Alfred Hitchcock.

Nota: 8,8.

3 comentários:

  1. Olá Verônica!

    Parabéns pelo comentário. Me deixou curiosa para assistir ao filme.
    Pelo que vi, você não escreve mais. Sua última publicação foi em 2018.
    Que pena.
    Saudações.
    Bia

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia
    É, nunca mais escrevi... :(
    Mas ainda continuo assistindo muitos filmes e refletindo sobre eles...
    Obrigada pelo comentário e incentivo!

    ResponderExcluir
  3. Acabei de assistir o filme e fiquei com uma impressão de que ele fez o que fez por vingança,de algo que ela tenha feito a ele ou sua família no passado.Não é possível que o cara tenha desgraçado a vida dela, como ele mesmo disse, tirado o sorriso dela só por uma simples obsseção. Mas enfim. Só uma sensação minha, já que o filme não deixou claro seus reais motivos. deixando no ar apenas a obsseção.

    ResponderExcluir